10 curiosidades interessantes sobre as lontras
Por EdiCase
Publicado em 14/06/2025 16:31:06
As lontras são mamíferos semiaquáticos pertencentes à família dos mustelídeos, a mesma de animais como furões, texugos e doninhas. Vivem em rios, lagos e até em ambientes marinhos, dependendo da espécie. Há 13 delas conhecidas no mundo, e duas ocorrem no Brasil: a lontra-neotropical (Lontra longicaudis), que habita a maior parte do território nacional, e a ariranha (Pteronura brasiliensis), que vive principalmente na Amazônia e no Pantanal.
Em vídeos nas redes sociais, esses animais vêm chamando atenção por causa de sua aparência fofa, hábitos brincalhões e comportamentos surpreendentes, como dormir de mãos dadas ou usar pedras como ferramentas. No entanto, por trás dessas cenas encantadoras, há uma complexidade biológica e comportamental fascinante.
Abaixo, confira algumas curiosidades interessantes sobre as lontras!
1. Dormem de mãos dadas para não se separarem
As lontras-marinhas, encontradas no litoral do Pacífico norte-americano, têm o hábito de dormir boiando de barriga para cima. Para evitar que sejam levadas pelas correntes durante o sono, elas costumam dar as patas umas às outras, formando uma espécie de “corrente de mãos”. Também é comum que se enrolem em algas marinhas para se manterem fixas.
10. Estão ameaçadas por ações humanas
Apesar de sua importância ecológica, várias espécies de lontras estão ameaçadas de extinção. Os principais perigos incluem a poluição dos rios, desmatamento, pesca predatória e caça ilegal. A ariranha, por exemplo, está na lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Preservar as lontras exige esforços de conservação, proteção de habitats e conscientização da população sobre a importância desses animais.