6 mitos e verdades sobre dieta cetogênica e jejum intermitente
Por Edicase
Publicado em 15/06/2025 15:40:49Nos últimos anos, duas estratégias alimentares têm ganhado destaque entre quem busca emagrecimento, mais disposição e melhora na saúde: a dieta cetogênica e o jejum intermitente. A primeira trata-se de um plano alimentar baseado na alta ingestão de gorduras boas, consumo moderado de proteínas e baixo consumo de carboidratos. Ela tem como objetivo fazer o corpo entrar em cetose, um estado metabólico em que a gordura passa a ser a principal fonte de energia.
Já o jejum intermitente é uma prática que alterna períodos de alimentação com períodos de abstinência total ou parcial de alimentos, e pode ser feito em diferentes formatos, como o jejum de 16 horas com uma janela de alimentação de 8 horas.
Abaixo, a nutróloga Dra. Isolda Prado, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e palestrante do Simpósio Internacional de Obesidade – SIOS RJ 2025, esclarece os principais mitos e verdades sobre a dieta cetogênica e o jejum intermitente. Confira!
1. A dieta cetogênica ajuda a emagrecer rápido
Verdade. Essa dieta reduz drasticamente o consumo de carboidratos e aumenta a ingestão de gorduras boas. Isso coloca o corpo em cetose, um estado em que ele queima gordura como principal fonte de energia. “A cetogênica realmente ajuda na perda de peso, principalmente nas primeiras semanas. Isso porque o corpo usa a gordura como combustível e elimina o excesso de água retido”, explica a médica.
6. Essas dietas podem ser feitas por qualquer pessoa
Mito. Apesar dos benefícios, essas estratégias não valem para todos. “Pessoas com diabetes, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas ou histórico de distúrbios alimentares devem sempre consultar um profissional antes de iniciar qualquer dieta”, finaliza a Dra. Isolda Prado.
Por Andréa Simões