Edicase

5 dicas para quem quer investir em energia solar residencial

Por Edicase

Publicado em 15/06/2025 17:30:22
Além da economia, o sistema de energia solar valoriza o imóvel e contribui diretamente para a sustentabilidade ambiental (Imagem: Halfpoint | Shutterstock)
Além da economia, o sistema de energia solar valoriza o imóvel e contribui diretamente para a sustentabilidade ambiental (Imagem: Halfpoint | Shutterstock)

Com o avanço dos preços da energia elétrica, a energia solar fotovoltaica surge como uma das soluções mais eficientes, permitindo ao consumidor gerar sua própria eletricidade e reduzir drasticamente os custos mensais. Além da economia, esse tipo de sistema valoriza o imóvel e contribui diretamente para a sustentabilidade ambiental. Ao transformar luz solar em energia limpa, o investimento também oferece retorno a médio prazo, com vida útil que ultrapassa duas décadas.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a tecnologia fotovoltaica já está presente em todos os estados brasileiros. Os dados da entidade apontam que cerca de 3,5 milhões de imóveis no Brasil, entre residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, já adotaram esse sistema de geração de energia.

“Optar pela energia solar fotovoltaica significa usar uma fonte renovável, ou seja, a luz do sol para gerar a energia elétrica necessária à residência e, se possível, gerar créditos a serem compensados quando houver maior demanda”, explica Paulo Takao, engenheiro e professor do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera.

limpa e renovável com retorno sobre o investimento atrativo. “Em média, o sistema se paga entre 4 e 6 anos, com vida útil superior a 25 anos”, completa Paulo Takao.

Por Priscila Dezidério

  • Mais sobre: