Edicase

Veja como a alergia e a intolerância alimentar podem afetar a saúde

Por Edicase

Publicado em 16/06/2025 14:12:30
A alergia e a intolerância alimentar afetam o organismo de formas diferentes (Imagem: inspiring.team | Shuttetstock)

A alergia e a intolerância alimentar são reações adversas causadas por alimentos, porém com origens diferentes. A primeira envolve o sistema imunológico, que reage exageradamente a determinadas proteínas, podendo causar sintomas leves ou graves. A segunda está relacionada à dificuldade do organismo em digerir ou metabolizar certos componentes, resultando principalmente em desconfortos digestivos.

Gislene Marcolina de Souza, professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, explica que as alergias e intolerâncias alimentares são condições que podem ser difíceis de distinguir devido à sobreposição de sintomas. “A intolerância alimentar tem reações adversas a alimentos que não são causados por toxinas e não envolvem mecanismo imunológico. Podem ser desencadeadas por mecanismo farmacológico ou até mesmo por organismos ainda pouco definidos, como algumas desordens intestinais, como síndrome do intestino irritável”, explica. 

A alergia alimentar, segundo a professora, é caracterizada por reações imunológicas que podem ser mediadas pelos anticorpos imunoglobulinas (IgE), não mediadas por (IgE) ou mistas. “As reações mediadas por IgE têm início imediato, ou seja, ocorrem até no máximo 2 horas após o contato com o alimento. Já as reações não mediadas por IgE são tardias”, afirma. 

Procure um profissional de saúde

Em caso de suspeita de alergia ou intolerância alimentar, vale consultar um médico para o diagnóstico e o tratamento correto. “As alergias e intolerâncias alimentares são condições complexas e podem afetar a vida de muitas pessoas. É fundamental buscar orientação médica adequada para um diagnóstico preciso e seguir medidas preventivas para evitar reações graves […],” finaliza a professora de Nutrição da Faculdade Anhanguera. 

Por Bianca Lodi Rieg

  • Mais sobre: