Edicase

Confira curiosidades surpreendentes sobre as festas juninas  

Por Edicase

Publicado em 16/06/2025 14:47:59
Por trás do encanto da festa junina, há um universo repleto de curiosidades (Imagem: Cacio Murilo | Shutterstock)

As festas juninas vão muito além das danças e enfeites coloridos. Por trás do encanto da celebração, há um universo rico em descobertas que une tradição popular, conhecimento científico e fatos históricos curiosos — especialmente sobre sua origem e os alimentos típicos que dominam as quermesses. Entender como essa festividade surgiu, se transformou e chegou até nós é mergulhar em uma jornada repleta de significados. Por isso, a seguir, vale a pena explorar as curiosidades que cercam essa época tão especial. Confira!

Tradição que atravessa fronteiras

A Festa Junina chegou ao Brasil por influência dos portugueses e, ao longo do tempo, foi sendo adaptada ao contexto local, incorporando elementos das culturas indígena e africana. O resultado é a colorida e animada celebração que conhecemos hoje, com forte identidade nacional.

Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), só em 2023 o ciclo junino gerou mais de R$ 2 bilhões para a economia, com cidades como Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) atraindo mais de 5 milhões de visitantes. Em 2024, os números foram ainda mais expressivos, reforçando a festa como um pilar do turismo e da cultura brasileira.

Apesar disso, as raízes da celebração vêm de tradições europeias. “Se a gente acha que festa junina é coisa só do Brasil, tá enganado! Na verdade, essa tradição tem origem nas festas pagãs da Europa, que celebravam o solstício de verão no hemisfério norte. Países como Portugal, Espanha e até alguns do norte da Europa também fazem festas parecidas, com fogueiras, danças e comidas típicas, sempre agradecendo pelas colheitas e pela fertilidade da terra”, explica Mário Marcondes, professor de Filosofia e História da Plataforma Professor Ferretto (programa online de educação).

A seguir, conheça as diferentes tradições de festas juninas pelo mundo:

alimentos típicos, a festa junina também se revela uma excelente oportunidade para abordar ciência de forma acessível e lúdica. “Mostrar que a química está na cozinha e que a física explica o porquê do milho estourar na pipoca, por exemplo, transforma a forma como o aluno se relaciona com o conhecimento”, destaca o professor Michel Arthraud.

Além de suas delícias, a festa junina também expressa a identidade brasileira. Ingredientes como milho, a mandioca, o coco e o amendoim refletem a biodiversidade do país e a influência das regiões Norte e Nordeste, onde essa tradição tem grande força e importância social.

Por Clinton Dantas

  • Mais sobre: