Edicase

Veja como evitar contaminações ao usar esmalte no salão de beleza

Por Edicase

Publicado em 20/06/2025 11:32:22
Sem os devidos cuidados, o esmalte pode se tornar um meio de contaminação (Imagem: dimid_86 | Shutterstock)

Coloridos, brilhantes e cheios de estilo, os esmaltes fazem parte da rotina de cuidados e autoestima de muitas pessoas. No entanto, quando usados de forma incorreta ou compartilhados sem os devidos cuidados, esses produtos podem representar riscos à saúde. 

Segundo Raquel Venancio, professora do curso de Estética da Faculdade Anhanguera, o perigo está, principalmente, na contaminação cruzada quando um produto entra em contato com microrganismos de uma pessoa e depois é usado em outra.

“Embora o esmalte em si tenha uma composição química que dificulta a sobrevivência de vírus e bactérias, ele pode se tornar um meio de contaminação quando aplicado em unhas com pequenas lesões, cutículas feridas ou micoses”, explica. 

cuidados é especialmente importante para pessoas com imunidade baixa, como diabéticos, idosos ou pacientes em tratamento de doenças crônicas. “A beleza deve andar junto com a saúde. Esmalte não é algo inofensivo quando negligenciamos os cuidados básicos de higiene”, finaliza Raquel Venancio.

Por Bianca Lodi Rieg

  • Mais sobre: