5 dicas para mulheres cuidarem da saúde mental e da carreira
Por Edicase
Publicado em 23/06/2025 13:03:58Durante décadas, o sucesso foi retratado como sinônimo de produtividade desenfreada, metas inalcançáveis e resistência emocional. E, embora esse modelo ainda seja amplamente valorizado, ele tem adoecido cada vez mais pessoas, especialmente mulheres. Além de se destacarem em suas carreiras, muitas são também responsáveis pelo cuidado com os filhos, a casa, os relacionamentos e a família.
E não é novidade que o Brasil sofre uma crise de saúde mental que impacta diretamente a vida profissional das pessoas. Dados do Ministério da Previdência Social mostram que, em 2024, foram quase meio milhão de afastamentos do trabalho, sendo esse o maior número em pelo menos dez anos. Os dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também permitem traçar um perfil dos trabalhadores — com 64%, a maioria são mulheres, com idade média de 41 anos, que sofrem de ansiedade e depressão.
Segundo a psicóloga e hipnoterapeuta Brunna Dolgosky, embora muitas vezes invisível, o colapso emocional costuma chegar sem pressa: “Ele se instala devagar. A pessoa começa a dormir mal, a se irritar com pequenas coisas, a se desconectar do prazer e a sentir culpa quando está descansando”, comenta.
A seguir, a especialista compartilha alguns caminhos práticos e profundos para as mulheres equilibrarem saúde mental e realização profissional. Confira!
autoconhecimento vai além da superfície. Ele exige mergulho. A hipnoterapia é uma das ferramentas mais potentes para acessar conteúdos simbólicos, emocionais e históricos que ainda governam decisões atuais. Quando uma mulher entende o que a comanda por dentro, ela se torna livre para escolher um novo caminho.
Por Maria Fernanda Benedet