Edicase

5 principais tipos de hepatites virais e como preveni-las

Por Edicase

Publicado em 23/06/2025 14:08:42
Alguns cuidados podem ajudar a evitar a transmissão das hepatites (Imagem: RomarioIen | Shutterstock)

As infecções causadas pelos vírus da hepatite representam um grande desafio de saúde pública em todo o planeta. Segundo o Global Hepatitis Report de 2024, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essas doenças estão entre as principais responsáveis por mortes associadas a agentes infecciosos, totalizando 1,3 milhão de vítimas anualmente.

Apesar da gravidade do cenário, avanços significativos vêm sendo alcançados no combate e no cuidado com essas infecções. A infectologista Márcia Garnica, do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), da Rede Américas, explica que os vírus relacionados às hepatites são identificados por letras (A, B, C, D e E) e se distinguem quanto ao modo como são transmitidos, ao impacto no organismo e às estratégias de proteção. Entenda, a seguir, como se prevenir!

1. Hepatite A

Causada pelo vírus HAV, a transmissão ocorre, principalmente, pelo consumo de água não filtrada ou alimentos contaminados com fezes de pessoas infectadas. Para evitá-la, é essencial tomar a vacina da hepatite A, indicada a partir dos 12 meses de vida e aplicada em duas doses, com intervalo de seis meses.

“É uma vacina muito segura e pode ser aplicada em qualquer pessoa, independentemente da idade, caso ela ainda não tenha sido vacinada ou não tenha se contaminado. Higienizar as mãos antes e depois de se alimentar e ao usar o banheiro, além de lavar bem as frutas e verduras e consumir apenas água potável em locais de boa procedência, também são medidas de prevenção da doença”, explica Márcia Garnica.

5. Hepatite E

A forma de transmissão da hepatite E, conforme Márcia Garnica, é semelhante à hepatite A; por isso, os mesmos cuidados devem ser tomados. “A hepatite E, causada pelo vírus HEV, é transmitida de forma bem parecida com a da hepatite A, ou seja, pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados. Então, para evitar seu contágio, é recomendado consumir apenas água potável, manter a higiene dos alimentos e evitar estar em locais endêmicos, que registram muitos casos de infecção por hepatites dos tipos A e E”, conclui.

Por Paula Borges

  • Mais sobre: