Edicase

Descubra como corrigir a flacidez após emagrecer

Por Edicase

Publicado em 23/06/2025 19:52:09
O excesso de pele e a flacidez que surgem após o emagrecimento acelerado podem ser corrigidos com uma cirurgia reparadora (Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock)

Com a popularização das chamadas “canetas do emagrecimento”, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, muitos pacientes têm vivenciado uma perda de peso rápida e significativa. Mas o que parece uma vitória imediata muitas vezes vem com novos desafios: o excesso de pele e a flacidez que surgem após o emagrecimento acelerado.

“O problema não é perder gordura, é a velocidade com que isso acontece. Se for muito rápido, o corpo não consegue retrair a pele naturalmente. E, se já houver perda de colágeno por fatores como idade, gestação ou maus hábitos, nenhum creme ou exercício físico vai resolver. A cirurgia se torna, muitas vezes, a única saída viável”, explica o cirurgião plástico Dr. Josué Montedonio.

Segundo o médico, o momento ideal para se submeter a uma cirurgia reparadora é após a estabilização do peso. “Geralmente, isso ocorre em torno de seis meses após o emagrecimento, quando já é possível identificar com mais precisão o que é excesso de pele, o que é flacidez localizada e o que realmente precisa ser corrigido”, afirma.

Cirurgia pode ser feita para corrigir o excesso de gordura no braço (Imagem: New Africa | Shutterstock)

flacidez e o excesso de pele é uma forma de completar o ciclo do emagrecimento. E, para isso, o planejamento, o tempo certo e a orientação médica são fundamentais”, conclui o Dr. Josué Montedonio.

Por Daiane Bombarda

  • Mais sobre: