Edicase

5 caminhos para o ensino superior a partir do Enem

Por EdiCase

Publicado em 25/06/2025 12:34:16
A nota do Enem pode ser utilizada de diversas maneiras para acessar o ensino superior (Imagem: Gorgev | Shutterstock)
A nota do Enem pode ser utilizada de diversas maneiras para acessar o ensino superior (Imagem: Gorgev | Shutterstock)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, para muitos brasileiros, mais do que uma prova: é o ponto de partida para transformar projetos de vida por meio do acesso à educação superior. A nota obtida na avaliação pode ser usada de diversas maneiras, ampliando as possibilidades de ingresso em instituições públicas, privadas e até estrangeiras.

Para Rodrigo Bouyer, docente, avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e VP de RelGov da Somos Young, ecossistema para Instituições de Ensino Superior, o Enem continua sendo uma das ferramentas mais importantes de inclusão social no Brasil.

“O Enem democratizou o acesso à universidade, permitindo que estudantes de diferentes origens tenham as mesmas oportunidades de disputar uma vaga no ensino superior. Para muitos jovens, ele representa a principal chance de transformar suas trajetórias pessoais e profissionais. É um instrumento de inclusão social que precisa ser valorizado e continuamente aprimorado”, finaliza.

As inscrições para o Enem 2025 estão abertas até o dia 6 de junho. A taxa de participação é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 11 do mesmo mês. 

A seguir, confira 5 caminhos para o ensino superior a partir do Enem!

4. Incentivo financeiro para estudantes da rede pública

Como parte das estratégias de estímulo à permanência escolar, o programa Pé-de-Meia oferecerá um incentivo financeiro de R$ 200 aos estudantes da rede pública que participarem dos dois dias de prova. A iniciativa integra a política de incentivos do Governo Federal para garantir o acesso e a permanência dos jovens na educação básica e facilitar a transição para o ensino superior.

Por Fábio Bouças

  • Mais sobre: