Veja os benefícios da pipoca e como consumi-la de forma saudável
Por Edicase
Publicado em 26/06/2025 15:34:21Nas festas juninas, aquele cheirinho da pipoca estourando na panela é uma tentação. Preparada no óleo, na manteiga, na água, só com sal, com especiarias ou até com cubinhos de queijo, ela ganha um toque especial que agrada aos paladares mais exigentes — até mesmo os de quem está de dieta, pois possui baixo teor calórico.
“As fibras do milho promovem saciedade e inibem a liberação do hormônio da fome. Ao comermos pipoca, consumimos o grão por inteiro e sem processar, o que nos ajuda a nos sentirmos satisfeitos e evita aquele impulso de beliscar alimentos mais calóricos. Assim, ela pode contribuir para o emagrecimento, pois é mais fácil controlar a vontade de comer […]”, explica o Prof. Dr. Durval Ribas Filho, nutrólogo, Fellow da Obesity Society (FTOS-USA), presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e docente da pós-graduação do Curso Nacional de Nutrologia (CNNUTRO).
Abaixo, o Prof. Dr. Durval Ribas Filho explica alguns dos benefícios da pipoca para a saúde e como consumi-la de maneira saudável!
Cuidados com o consumo
Pessoas com distúrbios digestivos, como Síndrome do Intestino Irritável (SII) ou diverticulite, podem apresentar desconforto com o consumo, pois a pipoca pode ser difícil de digerir por conta das partes mais duras do grão. Além disso, casos raros de alergia ao milho exigem restrição. Fora isso, é uma opção segura até para quem tem intolerância ao glúten ou à lactose. Para crianças, o ideal é consumir apenas a partir dos 4 anos, para evitar riscos de engasgo ou até de broncoaspirar.
Por Edna Vairoletti