Edicase

5 livros que vão mudar a forma como você vê o mundo

Por Edicase

Publicado em 27/06/2025 17:04:04
Os livros podem trazer reflexões profundas e mudar a forma como vemos a vida (Imagem: simona pilolla 2 | Shutterstock)

Os livros podem transformar a maneira como enxergamos o mundo e a nós mesmos. Cada leitura é uma oportunidade de ampliar horizontes, questionar certezas e descobrir novas formas de pensar e sentir. Mais do que uma fonte de entretenimento, são instrumentos que despertam a reflexão, provocam o pensamento crítico e abrem caminhos para o autoconhecimento e o crescimento pessoal.

Nesta seleção, reunimos cinco obras que incomodam no melhor sentido: fazem pensar, rever posturas e olhar a vida com mais profundidade. Aproveite essas leituras que provocam, acolhem e, sobretudo, transformam. 

1. Coisa de menino?

No livro “Coisa de menino?”, os autores fazem uma análise sobre a construção da identidade masculina (Imagem: Reprodução digital | Editora Papirus 7 Mares)

O que significa ser homem nos dias de hoje? Contardo Calligaris e Maria Homem se voltam às questões que rondam o masculino, oferecendo uma análise acerca da construção social e histórica da identidade masculina. A obra aborda a complicada relação dos homens com o próprio corpo, explorando aspectos como autocontrole, repressão, misoginia e paternidade. Os autores falam sobre as fantasias masculinas de heroísmo e poder, a dificuldade que o homem tem de lidar com o próprio desejo e com o desejo feminino, além das grandes questões envolvendo amor, sexo e violência. 

movimentos políticos de massa? Perguntas como essas são o alvo de investigação de ”Psicologia das massas e análise do eu” (1921), de Sigmund Freud. Nesta obra, o autor defende a impossibilidade de separação entre a psicologia individual e a coletiva, apresentando uma contribuição essencial ao entendimento dos fenômenos de massa. Mais atual do que nunca, essa obra é uma importante ferramenta para os movimentos de transformação sociocultural até os dias de hoje.  

Por Ana Paula Gonçalves

  • Mais sobre: