Edicase

6 dicas para praticar exercícios físicos nas férias sem sair de casa

Por Edicase

Publicado em 29/06/2025 16:11:31
Praticar exercícios físicos durante as férias mantém o bem-estar físico e mental (Imagem: Mirage_studio | Shutterstock)

Manter a rotina de exercícios físicos durante as férias é fundamental para preservar a saúde, o bem-estar e os resultados conquistados ao longo do tempo. Mesmo com mudanças na rotina, é possível adaptar a prática e incluir atividades leves no dia a dia, que podem ser feitas em casa e sem equipamentos. Essa continuidade ajuda a manter o corpo ativo, melhora o humor e evita a perda de condicionamento físico, tornando a retomada dos treinos mais fácil após o período de descanso.

“Muitas pessoas acreditam que se não conseguem manter a mesma rotina de treino, é melhor não fazer nada. Na verdade, a realidade é o completo oposto. Pequenas atividades físicas acumuladas ao longo do dia já fazem uma grande diferença, e se manter ativo durante as férias é essencial para manter não só os benefícios físicos em dia, mas também o corpo e a mente em harmonia”, afirma Camila Midori, educadora física da Namu, plataforma de saúde e bem-estar.

A seguir, a profissional compartilha 6 dicas para praticar exercícios físicos nas férias sem sair de casa. Confira!

férias sem ter que abrir mão do exercício físico. “Ter um planejamento durante as férias não significa torná-la chata ou exaustiva, é apenas uma maneira de manter a motivação e disciplina. É interessante definir objetivos realistas e flexíveis com atividades variadas e criar um cronograma semanal simples, como: segunda, treino HIIT; terça, treino de força; quarta, alongamento; quinta, treino de força; sexta, treino HIIT; sábado, alongamento; e domingo, descanso ou caminhada leve”, recomenda.

Registrar o progresso e envolver outras pessoas também pode ajudar a cuidar do corpo nas férias sem sair de casa. “O mais importante é escolher uma atividade que a pessoa goste e se sinta bem ao praticar. Dessa forma, a saúde física e mental será beneficiada,” conclui Camila Midori.

Por Mayara Sakumoto

  • Mais sobre: