Edicase

5 mitos populares sobre o treino de força

Por Edicase

Publicado em 01/07/2025 11:36:55
O treino de força traz inúmeros benefícios para a saúde, mas ainda existem muitas dúvidas que cercam essa prática (Imagem: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock)

O treino de força é um tipo de exercício físico focado no aumento da resistência e da capacidade muscular, por meio da contração dos músculos contra algum tipo de resistência, como pesos livres, elásticos, máquinas ou o próprio peso corporal. Esse tipo de treino ajuda a desenvolver a massa muscular, melhorar o tônus e fortalecer ossos e articulações.

Entre os principais benefícios para a saúde, estão a melhora da postura, o aumento do metabolismo, a prevenção de lesões e a redução do risco de doenças como osteoporose e diabetes tipo 2. Além disso, contribui para a saúde mental, promovendo bem-estar e autoestima.

“O treinamento de força é democrático e pode ser feito por todas as pessoas. Homens, mulheres, idosos e adolescentes. Seja no treinamento funcional, na musculação ou qualquer outro lugar que ofereça carga externa, o segredo para que todo mundo treine com segurança está no acompanhamento profissional e na personalização do treino para cada um”, explica o educador físico Pedro Barros, proprietário da Academia Strong Blocks.

Abaixo, o especialista esclarece 5 mitos sobre o treino de força. Confira! 

modalidade ou possuir um corpo atlético para realizar treinos de força. Pelo contrário, esse formato de atividade física permite progressões de carga que ajudam iniciantes a se beneficiarem, mesmo sem possuir nenhum histórico esportivo.

“O treinamento de força é um pilar fundamental para a qualidade de vida de longevidade. Procure um local em que você vai receber um bom acompanhamento e pode ter certeza que irá colher somente benefícios”, finaliza Pedro Barros.

Por Júlia Oliveira

  • Mais sobre: