7 melhores lugares do mundo para quem é LGBTQIAPN+
Por Edicase
Publicado em 02/07/2025 17:53:35A luta pela igualdade e pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+ é uma pauta global. O Brasil, infelizmente, enfrenta uma triste realidade quando se trata da violência contra essa população. Segundo o levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB), organização que monitora a violência contra essa comunidade, ocorre em média uma morte a cada 34 horas de pessoas LGBTQIAPN+ no país.
Alguns países, por outro lado, se destacam por oferecer um ambiente seguro e inclusivo para indivíduos de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. Destes, 7 são considerados os melhores países do mundo para a comunidade LGBTQIAPN+, inclusive para moradia e turismo, devido às políticas progressistas, legislações e comportamento social acolhedor. Abaixo, confira quais são eles!
1. Países Baixos
Os Países Baixos são pioneiros em termos de igualdade e direitos LGBTQIAPN+. Desde 2001, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legalizado, tornando-se um dos primeiros países a adotar essa medida. A comunidade desfruta de uma ampla gama de direitos, incluindo adoção de crianças por casais do mesmo sexo e acesso a tratamentos de saúde especializados. Amsterdã, a capital dos Países Baixos, é conhecida por sua vibrante cena gay, com uma grande variedade de estabelecimentos e eventos voltados para a comunidade.
7. Espanha
A Espanha é conhecida como um dos países mais progressistas em relação aos direitos da comunidade LGBTQIAPN+, tanto que foi o terceiro país a legalizar o casamento gay. Outro fato importante é que, enquanto em muitos lugares do mundo a adoção por casais do mesmo sexo ainda é um tabu, no território espanhol o processo já é legalizado há mais de uma década.
Além disso, em 2019, a pesquisa “Perception of Minorities in the EU: LGBTI People“, da Comissão Europeia, revelou que 91% dos cidadãos espanhóis acreditam que gays, lésbicas e bissexuais deveriam ter os mesmos direitos que os heterossexuais.