Edicase

6 dicas para evitar os vícios de linguagem

Por EdiCase

Publicado em 03/07/2025 13:03:11
Os vícios de linguagem podem comprometer a clareza da mensagem (Imagem: Cast Of Thousand | Shutterstock)

Celebrado em 10 de junho, o Dia da Língua Portuguesa é uma oportunidade para refletir sobre a riqueza e a importância do idioma que une quase 300 milhões de falantes no mundo. No entanto, mesmo com sua vasta tradição, o português enfrenta desafios diários, especialmente no que diz respeito aos vícios de linguagem, aquelas expressões ou repetições que podem comprometer a clareza e o impacto da comunicação.

Para Silvia Torreglossa, professora do curso de Pedagogia e Comunicação da Faculdade Anhanguera, os vícios de linguagem podem ser um problema quando se tornam rotina e prejudicam a compreensão ou transmitem uma imagem de descuido. “Vícios como o pleonasmo vicioso, o uso excessivo de clichês ou gírias, cacofonia, ambiguidade podem tornar uma mensagem confusa ou cansativa”, explica.

Ela destaca que, apesar de comuns, os vícios de linguagem precisam ser identificados e trabalhados para garantir uma comunicação mais eficiente, seja em textos acadêmicos, profissionais ou no cotidiano. “Dominar a língua é também saber reconhecer e evitar os equívocos que enfraquecem o discurso”, afirma.

6. Evite sons estranhos (cacofonia)

Às vezes a junção de palavras gera sons desconfortáveis, prejudicando a fluidez da fala ou da escrita.

“Dominar a língua não se resume à memorização de regras gramaticais, mas envolve compreender seu uso adequado, de modo que o fenômeno da comunicação aconteça de forma clara e eficiente, ou seja, que a mensagem seja compreendida, sempre respeitando o contexto”, conclui Silvia Torreglossa.

Por Bianca Lodi Rieg

  • Mais sobre: