Edicase

6 mitos e verdades sobre o uso do Feng Shui na arquitetura

Por Edicase

Publicado em 03/07/2025 15:17:35
O Feng Shui é uma prática milenar chinesa que promove o fluxo de energia dos ambientes (Imagem: Archi_Viz | Shutterstock)

O Feng Shui é uma prática milenar chinesa que busca promover a harmonia entre as pessoas e os ambientes em que vivem, influenciando diretamente a qualidade de vida. Quando aplicado à arquitetura, orienta decisões como a disposição dos cômodos, a entrada de luz natural, a ventilação e o uso de formas e materiais, sempre visando favorecer o fluxo equilibrado de energia.

As arquitetas Belisa Mitsuse (Bel) e Estefânia Gamez (Tef), sócias do BTliê Arquitetura, defendem que o Feng Shui é uma ferramenta de projeto tão relevante quanto qualquer um dos outros pilares técnicos da arquitetura. “Trabalhamos com o espaço como um campo de influência. A forma como ele é organizado pode favorecer ou dificultar aspectos como bem-estar, produtividade e relacionamentos”, explica Bel.

A seguir, as arquitetas esclarecem alguns dos principais mitos e verdades sobre o uso do Feng Shui na arquitetura. Confira! 

6. Pode ser integrado a qualquer estilo de projeto, do clássico ao contemporâneo

Verdade. Segundo as especialistas, o Feng Shui é uma metodologia que se adapta ao estilo do cliente. “Não existe uma estética obrigatória. A técnica está no raciocínio do projeto, e não na aparência final. É possível fazer um loft urbano ou uma casa de campo aplicando os mesmos princípios”, finaliza Estefânia Gamez. 

Por Paula de Paula

  • Mais sobre: