Edicase

8 dicas para se destacar na nova redação da Fuvest

Por EdiCase

Publicado em 03/07/2025 16:29:45
A redação da Fuvest traz mudanças para o exame desse ano (Imagem: Inside Creative House | Shutterstock)

A prova da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) de 2026 trará mudanças significativas em seu formato, incluindo alterações na redação, que agora passará a valorizar ainda mais a capacidade de argumentação crítica e a interdisciplinaridade dos candidatos. Essas modificações refletem uma atualização nas diretrizes do vestibular mais tradicional do país, com o objetivo de alinhar o processo seletivo às novas demandas do ensino médio e superior.  

Um dos principais ajustes informados diz respeito à prova de redação, aplicada na segunda fase. O novo modelo irá explorar as habilidades elencadas em Linguagens e suas Tecnologias. Assim, o candidato poderá elaborar uma redação de mais de um gênero textual, como cartas, manifestos, roteiros, entre outros.   

O novo formato, segundo o autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga, é mais parecido com o aplicado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “A Fuvest se diferencia dos outros vestibulares não por solicitar propostas de intervenção, mas por exigir profundidade, originalidade e capacidade de articular diferentes áreas do conhecimento em torno de temas amplos e de relevância social”, comenta. 

Com o intuito de auxiliar o estudante a se preparar para a redação da Fuvest de forma qualificada diante das mudanças, Thiago Braga traz 8 dicas para os candidatos. Confira!  

planejamento, repertório e treino, é possível escrever com clareza, confiança e profundidade. No dia da prova, respirem fundo, leiam o tema com atenção e confiem no caminho percorrido até aqui”, finaliza. 

Por Patricia Buzaid

  • Mais sobre: