3 passos para cuidar da saúde dos olhos de cães e gatos
Por EdiCase
Publicado em 03/07/2025 18:31:28O Junho Violeta é uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre a saúde ocular de cães e gatos. A visão, embora não seja o principal sentido para todas as espécies, desempenha um papel fundamental na orientação, na segurança e no comportamento diário dos pets. Quando comprometida, pode afetar diretamente o bem-estar físico e emocional dos animais, exigindo mudanças na rotina e cuidados específicos por parte das famílias.
“Os olhos dos pets são estruturas extremamente sensíveis e vulneráveis. Qualquer alteração, mesmo que pequena, pode evoluir para quadros mais graves se não for diagnosticada e tratada a tempo”, alerta Mariana Teixeira, professora de medicina veterinária da UniRitter.
Sinais de alerta
A detecção precoce é a chave para evitar complicações graves na saúde dos olhos dos animais. Segundo a docente, alguns sinais devem acender o alerta nos tutores:
- Coceira excessiva na região dos olhos;
- Esfregar o rosto em móveis ou no chão;
- Olhos semicerrados ou dificuldade de abrir as pálpebras;
- Secreções anormais ou mudanças na coloração dos olhos.
“Esses sintomas são indicativos de dor ou irritação. O tutor deve procurar imediatamente um veterinário clínico, que pode encaminhar o caso para um especialista em oftalmologia veterinária”, orienta Mariana Teixeira.
tratamento adequado, pode evitar a progressão da maioria das doenças oculares e preservar a visão dos pets por muitos anos.
Por Carol Passos