Edicase

5 dicas para se preparar estrategicamente para a redação do Enem

Por EdiCase

Publicado em 05/07/2025 15:03:43
O preparo para a redação do Enem ajuda a garantir uma boa nota (Imagem: west_photo | Shutterstock)

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem peso representativo na nota final da prova e pode ser decisiva na aprovação dos candidatos, especialmente em graduações mais concorridas. Isso porque, diferentemente das outras áreas do conhecimento, corrigidas por meio da metodologia Teoria de Resposta ao Item (TRI), a redação é avaliada de forma direta, com nota de 0 a 1000 pontos.

“Trata-se de um componente que pode elevar significativamente a média final ou servir como critério de desempate”, explica Diogo D’ippolito, autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH. Por isso, é essencial investir em uma preparação estratégica e consistente. Abaixo, confira algumas dicas listadas pelo especialista!

1. Domine a estrutura do texto dissertativo-argumentativo

Saber estruturar a redação no formato solicitado pelo Enem é o primeiro passo. A introdução deve apresentar o tema de forma clara, enquanto o desenvolvimento precisa trazer dois parágrafos argumentativos bem-organizados e fundamentados. A conclusão deve retomar a tese e apresentar uma proposta de intervenção detalhada, viável e articulada aos direitos humanos. Manter a coesão, respeitar a progressão das ideias e usar conectivos adequados são aspectos fundamentais ao longo do texto.

ler redações nota mil e analisar suas estruturas. “Afinal, transformar o treino em hábito é o segredo para um progresso consistente”, finaliza o especialista.

Por Caroline Magalhães

  • Mais sobre: