Edicase

4 dicas para aplicar o conceito aberto na sala de estar

Por Edicase

Publicado em 13/07/2025 13:13:50
Conceito aberto cria uma conexão mais fluida entre os cômodos e amplia a percepção de espaço (Imagem: Divulgação | GT Building)
Conceito aberto cria uma conexão mais fluida entre os cômodos e amplia a percepção de espaço (Imagem: Divulgação | GT Building)

O conceito aberto na decoração atua como uma estratégia para unir ambientes, permitindo que a divisão seja feita por móveis e elementos decorativos, em vez de paredes. Além de proporcionar uma conexão mais fluida entre os cômodos, essa abordagem amplia a percepção de espaço.

Nesse layout, a marcenaria e a decoração assumem papel de destaque, pois são responsáveis por delimitar visualmente os diferentes setores. A proposta está alinhada aos conceitos da arquitetura moderna e tem ganhado cada vez mais espaço, influenciada por referências da mídia — como as cozinhas com ilha e salas integradas.

“Antes de aplicar o conceito aberto em um apartamento é fundamental considerar a estrutura do edifício. Em construções verticais, paredes estruturais e pilares podem limitar as alterações possíveis. Por isso, a orientação de um profissional é indispensável. Mesmo que grandes intervenções não sejam possíveis, ainda é viável adaptar o imóvel com soluções pontuais inspiradas no conceito aberto”, explica Fabio Lima, arquiteto da GT Building.

escolha dos pisos e das cores deve ser feita com atenção. Revestimentos uniformes, como madeira, porcelanato ou cimento queimado, criam uma base coesa. Nas paredes, a combinação de tons suaves e neutros, como bege, cinza-claro ou branco, contribui para ampliar a luminosidade e a sensação de espaço.

Por Ana Luiza Branco

  • Mais sobre: