Edicase

6 cuidados com o couro cabeludo e os cabelos no inverno

Por Edicase

Publicado em 15/07/2025 14:09:10
Existe uma relação entre o frio e o aumento de problemas no couro cabeludo e no fio, mas é possível ter cabelos saudáveis no inverno com alguns cuidados simples (Imagem: NeonShot | Shutterstock)

Os desafios do inverno vão além das roupas mais pesadas e do conforto térmico: o couro cabeludo e os fios também sofrem com a estação. A exposição a ambientes climatizados, o vento frio e a redução na ingestão de líquidos afetam diretamente a saúde dos cabelos, tornando os cuidados preventivos ainda mais necessários.

“Existe uma relação entre o frio e o aumento de problemas no couro cabeludo e no fio, uma vez que a queda da temperatura faz com que os pacientes tomem banhos mais longos e, principalmente, mais quentes. O couro cabeludo, que é rico em glândulas sebáceas, e o fio de cabelo tendem a ficar ressecados pela alta temperatura da água, e o resultado é a descamação, coceira, e agravamento de condições prévias como a dermatite seborreica, que, por sua vez, favorece a queda capilar”, explica a Dra. Lilian Brasileiro, médica membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além disso, nas grandes cidades, a baixa umidade do ar (tempo seco), aliada à poluição, predispõe o ressecamento e a queda dos fios. “Mas é possível ter cabelos lindos no inverno. E o ideal é ficar de olho em alguns hábitos e ter atenção especial com o couro cabeludo e os fios”, explica.

Abaixo, confira alguns cuidados com o couro cabeludo e os cabelos no inverno!

1. Cuidado com a temperatura da água

Durante o inverno, a tendência de elevar a temperatura da água nos banhos pode comprometer a saúde capilar. O calor excessivo afeta tanto os fios quanto o couro cabeludo, exigindo ajustes simples, porém eficazes, na rotina. “É natural que, no inverno, a gente aumente a temperatura da água do banho, mas isso não é indicado, uma vez que essa água quente remove os óleos naturais, tanto do couro cabeludo quanto do fio do cabelo. O cabelo responde ficando mais seco, mais endurecido”, explica a Dra. Lilian Brasileiro.

Por isso, o recomendado é não utilizar água muito quente no banho. “Coloque o aquecedor de ambiente se necessário, mas não abuse da temperatura da água em contato com o cabelo. A temperatura deve ser no máximo de 35 a 40 graus, o que seria suficiente para embaçar apenas um pouco o espelho do box. E se conseguir, depois de um banho morno, passe uma água mais fria só no cabelo”, sugere a médica, que acrescenta: “Se todo o espelho estiver embaçado, a água deve estar em excessivos 60 graus aproximadamente. Nessa temperatura, os danos acontecem aos fios e à pele”.

queda nos cabelos, é fundamental buscar ajuda profissional”.

Por Maria Claudia Amoroso

  • Mais sobre: