Veja como identificar a alergia a animais de estimação
Por EdiCase
Publicado em 18/07/2025 16:11:56Neste 8 de julho, Dia Mundial da Alergia, é importante refletir sobre os cuidados na convivência entre humanos e animais de estimação — especialmente em casos de alergias. Segundo uma pesquisa da Petlove/Quaest, 94% dos brasileiros já tiveram um pet, e 72% possuem um animal de estimação atualmente, o que evidencia os laços estreitos entre o ser humano e seus companheiros animais.
De acordo com um novo levantamento feito Petlove, 46% dos tutores sofrem de rinite em decorrência do contato com seus pets. Entre os principais sintomas estão espirros (33%), coceira no nariz (27%) e coceira nos olhos (25%). Além disso, 26% dos entrevistados relataram já ter procurado atendimento médico por causa da condição. No entanto, isso está longe de significar o fim da relação: 94% afirmam que nunca doariam o pet nem restringiriam a convivência com ele por conta da alergia.
Quais são os sintomas da alergia a animais de estimação?
A médica alergista e imunologista Dra. Brianna Nicoletti explica que a alergia a animais é causada por uma reação do sistema imunológico a proteínas advindas dos pets. Ao entrar em contato com esses alérgenos, o organismo os reconhece como uma “ameaça” e entra em uma reação inflamatória, liberando substâncias como a histamina.
A partir desse contato, surgem os sintomas típicos da alergia a animais, “como espirros, nariz entupido ou escorrendo, coceira nos olhos e na garganta, irritações e dermatite na pele, tosse, falta de ar e, em casos mais sensíveis, até crises de asma”, explica a especialista..
profissional, a fim de entender se ela é adequada e possui toda a nutrição que o animal necessita. Assim, a tendência é que a pelagem e a pele se mantenham saudáveis. “Ir ao veterinário com regularidade também é fundamental para entender se o animal está bem e se possui alguma condição de saúde que o faça ter descamações em excesso”, recomenda.
Por Gustavo Mattos