Edicase

6 dicas para conciliar as férias com os estudos em julho

Por EdiCase

Publicado em 19/07/2025 12:14:08
Equilibrar estudo e descanso nas férias é uma forma eficaz de se preparar para o vestibular (Imagem: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock)

As férias escolares de julho representam o período ideal para descansar, viajar, rever amigos e familiares. Além disso, muitos jovens, especialmente aqueles que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares mais concorridos do país, aproveitam esse tempo livre para revisar as matérias nas quais possuem mais dificuldade. O objetivo é aumentar as chances de conquistar uma vaga na universidade almejada.

Curtir o período de descanso sem deixar os estudos de lado é uma estratégia muito importante. Isso porque quem passa as férias sem estudar pode ter uma perda significativa no intelecto. Um estudo da National Summer Learning Association (NSLA) mostra que, a cada mês de férias, as crianças perdem, em média, 10% do aprendizado de Matemática.

Neste contexto, especialistas em educação explicam como manter o equilíbrio entre os estudos e o descanso nas férias. Confira!

1. Planeje as atividades

Nas férias, de acordo com Mateus Lopes, diretor pedagógico na Escola Vereda, os estudantes têm a liberdade de ajustar a programação conforme as necessidades individuais. Neste sentido, ele explica que é possível harmonizar as atividades que proporcionam lazer com as obrigações. A família, aponta ele, pode auxiliar no planejamento. “O papel da família é muito importante neste momento, principalmente por auxiliar na organização de uma programação cultural”, destaca. 

Ao elencar as atividades a serem realizadas, o estudante deve destinar parte do tempo para a melhora da qualidade do sono, para se desconectar das telas, alimentar-se de forma equilibrada e praticar atividades físicas, ações essenciais para relaxar e recarregar as energias. “É importante não sobrecarregar a agenda com muitos compromissos. Organize seu tempo programando atividades que estimulem tanto o corpo quanto a mente de forma saudável”, indica Luiz Cláudio de Araujo Pinho, autor da Coleção de Sociologia da Rede Pitágoras. 

Ele também sugere que o descanso seja priorizado na primeira semana, considerando estudar mais na segunda e na terceira. A última, por sua vez, pode ser o momento oportuno para revisar o que foi aprendido. Uma dica importante é que, na semana que antecede o retorno às aulas, seja elaborada uma lista com os pontos a serem estudados com maior foco no segundo semestre.  

  • Em “A vitória da infância” (Editora Ática), Fernando Sabino nos transporta de volta à magia da infância, narrando fatos curiosos e vivências marcantes dessa fase;
  • Em “Antes de virar gigante e outras histórias” (Editora Ática), Marina Colasanti traz memórias, histórias envolventes e até aventuras protagonizadas por animais, levando o leitor a conhecer novas visões de mundo;
  • “As crônicas de Fiorella” (Editora Saraiva), de Vanessa Martinelli, apresenta a temática da transição da infância para a adolescência por meio de uma prosa divertida e emocionante.
  • Por Julia Vitorazzo e Redação Edicase

    • Mais sobre: