3 orações para o Dia de Santo Elias
Por Edicase
Publicado em 20/07/2025 07:07:01Em 20 de julho é celebrado o Dia de Santo Elias, conhecido por sua fidelidade a Deus e por enfrentar tempos difíceis com coragem e determinação. Ele foi um profeta do século IX a.C., nascido em Tisbe, no reino do norte, durante o período em que o povo estava dividido entre Israel e Judá. Viveu sob o reinado de Acabe, conhecido por promover a idolatria e perseguir os profetas de Deus. Sua missão era reconduzir o povo à fidelidade ao Deus único, como indica seu nome, que significa “O Senhor é meu Deus”.
Um dos episódios mais marcantes de sua história está em 1 Reis 18, quando Elias confronta a idolatria de Acabe, propondo uma prova para revelar quem era o verdadeiro Deus: “Tragam dois novilhos. Escolham eles um, cortem-no em pedaços e o ponham sobre a lenha, mas não acendam fogo. Eu prepararei o outro novilho e o colocarei sobre a lenha, e também não acenderei fogo nela. Então vocês invocarão o nome do seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor. O deus que responder por meio do fogo, esse é Deus”. (1 Reis 18:23-24)
Após a proposta, o povo de Israel e centenas de profetas de Baal e Aserá se reuniram no Monte Carmelo, onde foi solicitado por Elias. No local, os profetas de Baal clamaram ao falso deus sem sucesso. Elias, então, reconstruiu o altar do Senhor com doze pedras — uma para cada tribo dos descendentes de Jacó —, preparou o sacrifício, cavou uma valeta ao redor e molhou tudo com água três vezes. Em seguida, orou:
“Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus e que fazes o coração deles voltar para ti”. O fogo do Senhor desceu e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, a terra e toda a água da valeta. Diante disso, o povo se prostrou e declarou: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!”. (1 Reis 18:36-39)
venha me iluminar nas noites escuras. Livra-me do deserto da vida, da falta de fé, dos deuses da modernidade.
Atende a esta súplica neste momento de cansaço e indecisão. (Fazer o pedido) Que a Virgem do Carmo e Santo Elias me cubram com o Sagrado Manto e revistam-me com o Santo Escapulário. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo. Amém.