10 dicas de autocuidado para quem não gosta de comemorar aniversário
Por Edicase
Publicado em 20/07/2025 14:07:57A celebração de aniversários é geralmente vista como um momento de alegria, encontros e comemoração com amigos e familiares. No entanto, nem todas as pessoas vivenciam essa data da mesma forma. Para alguns, pode despertar sentimentos de desconforto, tristeza ou ansiedade, seja por questões emocionais, reflexões sobre o tempo que passa, cobranças pessoais ou lembranças difíceis.
A psicóloga Estela Mares, docente da Faculdade Anhanguera, explica que a psicologia considera o medo do envelhecimento como uma reação normal à consciência da finitude e à inevitabilidade da morte. “No entanto, quando esse medo se torna excessivo e interfere no bem-estar, pode ser considerado uma fobia específica, que deve ser acompanhada por um profissional como forma de diagnóstico”, alerta.
Para a profissional, entre os gatilhos para esse sentimento de desconforto estão a dificuldade de aceitar a própria idade, questões relacionadas à autoestima e crenças de desamor ou de menos-valia, que contribuem para um abalo emocional do indivíduo.
10. Gratidão
Mesmo que não celebre, pratique a gratidão. Agradeça pelas pequenas coisas e pelas pessoas que respeitam suas preferências. Lembre-se de que cuidar da saúde mental é um processo contínuo e que é importante encontrar o que funciona melhor para você.
Por Deiwerson Damasceno dos Santos