Edicase

5 benefícios das frutas vermelhas para a saúde

Por Edicase

Publicado em 21/07/2025 17:02:05
As frutas vermelhas são grandes aliadas da saúde (Imagem: Boule | Shutterstock)

Coloridas, saborosas e cheias de nutrientes, as frutas vermelhas — como morango, amora, framboesa e cereja — são grandes aliadas da saúde. Ricas em antioxidantes, fibras e vitaminas, elas ajudam a combater os radicais livres, auxiliam na digestão e fortalecem o sistema imunológico.

Além disso, são versáteis na cozinha, o que permite a inclusão na dieta de diversas formas, seja consumida in natura, como acompanhamento em iogurtes, batidas em vitaminas ou usadas em sobremesas e molhos.

Abaixo, confira 5 motivos para incluir as frutas vermelhas na dieta!

1. São aliadas da saúde do coração

As frutas vermelhas, como morango, amora, framboesa e mirtilo, são ricas em antioxidantes, especialmente flavonoides, que ajudam a proteger o coração contra o envelhecimento precoce das células e a inflamação.

“Dentre os principais nutrientes que têm ação antioxidante no organismo, estão as vitaminas A, C e E e os carotenoides, como o licopeno, que está presente nas frutas vermelhas, e o betacaroteno, que é precursor da vitamina A”, lista o cardiologista Bruno Ganem.

Essas frutas contribuem para a redução do colesterol LDL (o “ruim”) e auxiliam na manutenção da pressão arterial em níveis saudáveis. Além disso, melhoram a circulação sanguínea e fortalecem os vasos sanguíneos, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

fibras solúveis e insolúveis. Essas fibras ajudam a aumentar o volume do bolo fecal e a estimular os movimentos do intestino, prevenindo a prisão de ventre. Além disso, elas servem de alimento para as bactérias benéficas da microbiota intestinal, contribuindo para o equilíbrio da flora e fortalecimento da imunidade local. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário recomendado para adultos é de, no mínimo, 25 g de fibras.

  • Mais sobre: