Edicase

7 riscos da obesidade para cães e gatos

Por EdiCase

Publicado em 27/07/2025 10:53:21
A obesidade é prejudicial para a saúde de cães e gatos (Imagem: Victoria 1 | Shutterstock)

A obesidade em cães e gatos é um distúrbio nutricional caracterizado pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que ultrapassa 15% a 20% do peso ideal do animal. Essa condição pode surgir por uma série de fatores, incluindo alimentação desbalanceada, sedentarismo, predisposição genética, idade avançada, castração sem o ajuste da dieta e até mesmo fatores emocionais, como ansiedade. 

Infelizmente, a obesidade tem se tornado cada vez mais comum entre os pets. Um estudo da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, realizado na cidade de São Paulo, mostrou que 40,5% dos cães estão com problemas relacionados ao peso, ou seja, em situação de sobrepeso ou obesidade. 

Muito além de uma questão estética, o excesso de peso representa um risco real à saúde dos animais, podendo reduzir sua expectativa de vida e prejudicar funções importantes do organismo. “Assim como a obesidade é um agravante para o surgimento de inúmeras doenças em humanos, ela afeta a qualidade de vida dos pets, pode causar comorbidades e não deve ser menosprezada”, alerta Walérya Mendonça, veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera. 

A seguir, confira alguns riscos da obesidade para cães e gatos! 

7. Redução da expectativa de vida 

A obesidade pode reduzir em até dois anos a vida de um animal de estimação, dependendo do porte e da gravidade do quadro. Isso acontece porque o corpo sofre com a sobrecarga constante, favorecendo o surgimento precoce de doenças e acelerando o envelhecimento. A doença compromete a qualidade de vida, impede a realização de atividades naturais do animal e exige cuidados veterinários constantes. 

  • Mais sobre: