7 sobremesas da culinária francesa fáceis de fazer
Por Edicase
Publicado em 27/07/2025 11:03:33A culinária francesa é famosa pela sofisticação e sabores requintados, e as sobremesas não são exceção. Apesar da fama de complexas, muitas dessas delícias podem ser preparadas de maneira simples, permitindo que qualquer pessoa traga um pouco da França para a sua cozinha.
A seguir, confira 5 sobremesas clássicas da gastronomia francesa fáceis de fazer e que irão encantar seu paladar. De uma delicada musse de chocolate a um refrescante clafoutis de cereja, estas receitas trazem um toque de elegância e sabor às refeições. Confira!
Clafoutis de cereja
Ingredientes
- 250 g de cereja fresca
- 3 ovos
- 100 g de açúcar
- 100 g de farinha de trigo
- 300 ml de leite
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- Manteiga para untar
Modo de preparo
Em uma forma untada com manteiga, distribua as cerejas e reserve. Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicione a farinha e misture bem. Gradualmente, acrescente o leite e o extrato de baunilha, misturando até obter uma massa homogênea. Despeje a massa sobre as cerejas na forma e leve ao forno preaquecido na temperatura média por 40 minutos ou até que o clafoutis esteja dourado e firme no centro. Deixe esfriar um pouco e sirva em seguida.
Éclair au chocolat
Ingredientes
Massa (pâte à choux)
- 1 xícara de chá de água
- 100 g de manteiga sem sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 4 ovos
Recheio (creme de confeiteiro de chocolate)
- 500 ml de leite integral
- 3 gemas de ovo
- 1 ovo
- 100 g de açúcar
- 40 g de amido de milho
- 100 g de chocolate meio-amargo picado
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Cobertura (ganache)
- 100 g de chocolate meio-amargo picado
- 100 ml de creme de leite fresco
Modo de preparo
Massa
Em uma panela média, coloque a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Leve ao fogo médio até levantar fervura. Abaixe o fogo e despeje toda a farinha de uma vez. Mexa vigorosamente com uma colher de pau até formar uma massa que desgrude da panela.
Transfira a massa para uma tigela e deixe amornar por 5 minutos. Acrescente os ovos um a um, misturando bem após cada adição. A massa deve ficar brilhante e com consistência de pico mole. Coloque a massa em um saco de confeitar com bico liso ou pitanga larga. Modele tiras de 10 cm de comprimento sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por 10 minutos. Depois, reduza para 180 °C e asse por mais 20 a 25 minutos, até os éclairs ficarem dourados e ocos por dentro. Retire e deixe esfriar completamente.
Recheio
Em uma panela em fogo médio, aqueça o leite com a baunilha até levantar fervura. Reserve. Em uma tigela, bata as gemas, o ovo inteiro, o açúcar e o amido de milho até ficar homogêneo. Adicione aos poucos o leite quente sobre a mistura de ovos, mexendo sempre. Volte tudo à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar, até engrossar. Com o fogo desligado, adicione o chocolate picado e misture até derreter por completo. Transfira o creme para um recipiente, cubra com plástico-filme em contato e leve à geladeira até esfriar.
Ganache
Em uma panela em fogo médio, aqueça o creme de leite até levantar fervura. Despeje sobre o chocolate picado em um recipiente e aguarde 1 minuto. Misture até ficar liso e brilhante. Deixe esfriar até atingir consistência cremosa para cobertura.
Montagem
Com uma faca, abra os éclairs ao meio ou faça pequenos furos na base. Recheie com o creme de chocolate usando um saco de confeitar. Mergulhe o topo dos éclairs na ganache ou espalhe com uma colher. Leve à geladeira por 30 minutos antes de servir.
Modo de preparo
Coloque uma chaleira com água no fogo para aquecer — será usada no banho-maria. Em uma panela, despeje o creme de leite e adicione a fava de baunilha aberta e raspada. Aqueça em fogo médio até começar a formar pequenas bolhas nas bordas. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 10 minutos.
Em uma tigela média, bata levemente as gemas com o açúcar até a mistura ficar clara. Evite incorporar ar demais. Depois, retire a fava de baunilha do creme de leite quente. Aos poucos, despeje o creme sobre as gemas batidas, mexendo sempre com um fouet ou colher de silicone, para não cozinhar os ovos. Coloque a mistura em 4 ramequins ou potes refratários pequenos. Coloque-os dentro de uma assadeira funda.
Leve a assadeira ao forno preaquecido a 150 °C e despeje a água quente ao redor dos ramequins até a metade da altura. Asse por 35 a 40 minutos ou até que o creme esteja firme nas bordas, mas ainda levemente tremendo no centro. Retire os ramequins do banho-maria e deixe esfriar. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Polvilhe açúcar cristal sobre cada creme. Com um maçarico culinário, queime o açúcar até formar uma crosta dourada e crocante. Se não tiver maçarico, use o grill do forno bem quente por 2 a 3 minutos, observando de perto. Sirva em seguida.