Edicase

5 benefícios da acelga para a saúde

Por Edicase

Publicado em 27/07/2025 16:57:05
A acelga se destaca na alimentação e na saúde por sua variedade de texturas e nutrientes (Imagem: hlphoto | Shutterstock)

A acelga, originária da Ásia Menor e do Mediterrâneo, pertence à família Quenopodiácea, a mesma da beterraba e do espinafre verdadeiro. Muito presente na culinária oriental, ela também é consumida em países da costa atlântica e Europa devido à sua versatilidade e sabor suave, que permite o preparo de sopas, saladas e até gratinados.

No entanto, não é só o seu gosto que chama a atenção. A variedade de tipos da hortaliça — como a acelga-verde, branca, arco-íris, amarela, entre outras — também contribui para seu destaque na alimentação, unindo cores, texturas e benefícios nutricionais em um só ingrediente.

A seguir, confira 5 motivos para incluir a acelga na dieta e dicas para armazenar com segurança!

1. Fortalece o sistema imunológico

A acelga é uma hortaliça rica em vitamina C, nutriente essencial para o fortalecimento do sistema imunológico e manutenção da integridade dos vasos sanguíneos. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), da Universidade de São Paulo (USP) e da Food Research Center (FoRC), 100 g da acelga fornece aproximadamente 22,6 mg de vitamina C.

Somado às vitaminas A e K, além de cálcio e ferro, faz do vegetal um aliado no combate à anemia, já que a vitamina C melhora a absorção do ferro e contribui para a produção de glóbulos brancos, importantes na defesa do organismo.

ideal é armazená-la na geladeira por um período de 5 a 10 dias, dependendo dos cuidados adotados. Segundo o órgão, as folhas devem ser guardadas sem lavar, mas, se a higienização for necessária antes do armazenamento, recomenda-se lavá-las em água corrente, escorrer bem e guardar em saco plástico ou recipiente com tampa.

Outra alternativa para conservar a acelga por mais tempo é o congelamento, que deve ser feito após cozimento rápido em água fervente por cerca de 2 minutos. Essas medidas ajudam a preservar os nutrientes da hortaliça e evitam a proliferação de microrganismos, garantindo o consumo seguro e prolongado.

  • Mais sobre: