8 reações químicas que mais caem no Enem
Por EdiCase
Publicado em 28/07/2025 18:39:25Para vencer a prova de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é preciso muito mais do que conhecimento teórico. A capacidade de interpretar fenômenos científicos aplicados ao cotidiano pode ser aliada na hora de resolver as questões, inclusive na prova de Química.
Matheus Ferreira, mestre em Química Aplicada e professor do curso de Farmácia da Unime Lauro de Freitas, aponta que algumas reações químicas aparecem com mais frequência nesse modelo de exame e merecem atenção redobrada.
“O Enem não quer fórmulas decoradas, ele quer saber se o aluno entende como aquele conteúdo se aplica à vida real, seja em uma pilha, na produção de sabão ou no funcionamento de uma usina. É preciso estar afiado sobre temas que envolvam combustão, ácido-base, oxirredução, hidrólise e fermentação, esterificação e transesterificação, reações reversíveis, saponificação e polimerização”, afirma.
A seguir, veja um resumo das reações químicas que mais caem no Enem e como elas costumam ser cobradas!
Dicas para estudar reações químicas com eficiência
A dica do professor Matheus Ferreira é estudar com foco nos cenários práticos e resolver questões anteriores do Enem, priorizando a interpretação de gráficos, esquemas e textos. “Essas reações aparecem em contextos interdisciplinares, ligados à biologia, geografia e meio ambiente. Saber identificar o tipo de reação e suas aplicações é o que fará a diferença na hora da prova”, conclui.
Por Camila Souza Crepaldi