4 características do gato da raça van turco
Por EdiCase
Publicado em 29/07/2025 06:20:59Originário da região do Lago Van, no leste da Turquia, o van turco é uma raça natural com registros antigos na história felina. Desenvolvido em uma área de clima extremo, com verões quentes e invernos rigorosos, esse gato evoluiu com características físicas únicas para se adaptar ao ambiente hostil.
Conforme descrito pela TICA (The International Cat Association), o van turco possui uma pelagem especial, resistente à água, e um corpo forte, além de um padrão de coloração exclusivo, conhecido como van pattern, em que apenas a cabeça e a cauda apresentam manchas de cor sobre um corpo branco.
Mais do que beleza, ele é famoso por sua inteligência, personalidade ativa e forte vínculo com seus tutores. A seguir, conheça quatro características marcantes dessa raça apaixonante!
1. Aparência física
De acordo com a TICA, o van turco é um gato de porte médio a grande, musculoso e com presença marcante. Os machos, em especial, tendem a ser maiores e mais largos, com ombros robustos e peito bem desenvolvido, enquanto as fêmeas são proporcionalmente menores.
A cabeça tem formato de cunha modificada com contornos arredondados e maçãs do rosto altas. Os olhos são grandes, expressivos e levemente oblíquos, podendo ser âmbar, azuis ou um de cada cor (heterocromia). As orelhas são grandes, bem afastadas e com base larga, bem posicionadas no alto da cabeça, com as pontas suavemente arredondadas.
Um dos principais destaques da raça é a pelagem semilonga, com textura macia semelhante ao cashmere e sem subpelo — o que ajuda a reduzir nós e quedas excessivas. Segundo a TICA, o van turco apresenta duas versões sazonais da pelagem: no verão, ela é mais curta e leve; no inverno, torna-se densa e volumosa, com uma bela juba no pescoço e cauda espessa como um pincel. A pelagem é hidrorrepelente, uma adaptação que reflete o gosto natural da raça por água.