Edicase

7 sinais de que seus produtos capilares estão fazendo mal à saúde

Por Edicase

Publicado em 30/07/2025 11:17:03
O uso de substâncias proibidas ou disfarçadas em produtos capilares pode fazer mal à saúde (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)

Você sai do salão com os fios lisos, alinhados e brilhando. Mas, poucos dias depois, começa a sentir coceira no couro cabeludo, queda acentuada e até sensações como dor de cabeça ou náusea. O que parece apenas uma reação passageira pode ser, na verdade, o reflexo de um problema grave: o uso de substâncias proibidas ou disfarçadas em produtos capilares — e que, silenciosamente, comprometem a sua saúde.

De acordo com a terapeuta capilar Tatiana Araújo, criadora do método bioalinhamento, muitas reações adversas no couro cabeludo estão ligadas ao uso indevido de ácido glioxílico, glutaraldeído ou até mesmo formol camuflado, compostos com alto potencial tóxico, mas ainda comuns em alisamentos e tratamentos reconstrutores mascarados por nomes genéricos.

Por isso, abaixo, confira 7 sinais de que seus produtos capilares estão fazendo mal à saúde!

1. Coceira e ardência no couro cabeludo

Mesmo dias após o procedimento, se você sente desconforto no couro cabeludo — como coceira intensa, ardência ou vermelhidão — é possível que o produto aplicado tenha desencadeado uma reação inflamatória. Isso acontece quando o couro cabeludo é exposto a substâncias agressivas, como glioxílico ou formol, que sensibilizam a pele.

  • Exija ver o rótulo original do produto;
  • Verifique o número de registro na Anvisa;
  • Recuse tratamentos com cheiro forte, ardência ou “fumaça” ao serem aplicados;
  • Opte por profissionais e marcas que assumem compromisso com a saúde capilar.
  • “Beleza com consciência é mais do que estética: é autocuidado de verdade”, conclui Tatiana Araújo.

    Por Sarah Monteiro

    • Mais sobre: