5 informações sobre a ação e o uso da vitamina C na pele
Por Edicase
Publicado em 30/07/2025 14:19:25A vitamina C é um dos ativos mais populares na dermatologia estética. Muito usada em séruns e cremes faciais, tornou-se conhecida por sua potente ação antioxidante. Além de ajudar a deixar a pele mais luminosa, ela também atua no combate aos sinais do envelhecimento e contribui para a prevenção dos danos provocados pela exposição solar.
Derivada do ácido ascórbico, a vitamina C é uma substância essencial ao organismo. Sua história remonta ao século XVIII, quando foi associada à prevenção do escorbuto em marinheiros. “No entanto, foi apenas nas últimas décadas que o ativo passou a ser estudado e aplicado com foco nos cuidados com a pele, ganhando espaço na rotina de beleza diária de milhões de pessoas”, diz a dermatologista Paula Rahal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Dessa maneira, o uso do ativo na pele é mais recente. “A vitamina C passou a ser usada topicamente a partir dos anos 1990, quando começaram a surgir evidências científicas mais robustas sobre sua ação antioxidante na pele”, explica o dermatologista Otávio Macedo, da Clínica Otávio Macedo & Associados, que acrescenta: “De lá para cá, as formulações evoluíram, aumentando sua estabilidade e eficácia.”
A seguir, os médicos esclarecem informações sobre a ação e o uso da vitamina C na pele. Confira!
maior benefício clínico. “Mais importante que a concentração isolada é a formulação completa, que inclui estabilizantes e antioxidantes complementares”, afirma Otávio Macedo.
Por Clara Barcelos