Edicase

7 exercícios para fortalecer e definir os glúteos

Por Edicase

Publicado em 30/07/2025 17:07:35
Alguns exercícios são excelentes para definir os glúteos (Imagem: cap ViDI Studio | Shutterstock)

O treino de glúteos vai muito além da estética, pois desempenha um papel fundamental na saúde e no desempenho físico. Fortalecer essa região do corpo contribui para a estabilidade da pelve, melhora a postura e reduz o risco de dores nas costas e lesões em outras articulações, como joelhos e quadris. Além disso, glúteos bem trabalhados favorecem o desempenho em atividades físicas, como corrida, ciclismo e musculação, já que são músculos essenciais para movimentos de impulso e sustentação.

A importância de treinar essa região vem ganhando destaque nas academias, sendo um dos pilares para quem busca definição muscular e resistência física em sua rotina de musculação. Para isso, segundo André Felipe, especialista da Bio Ritmo, marca fitness high end core, a execução correta dos exercícios é fundamental. “O segredo para bons resultados é a progressão na intensidade e a atenção à técnica”, afirma.

Abaixo, confira alguns exercícios que podem potencializar o ganho de massa muscular nos glúteos!

1. Agachamento

O agachamento é fundamental para a força dos glúteos, coxas e pernas (Imagem: fizkes | Shutterstock)

O agachamento é fundamental para a força dos glúteos, coxas e pernas. Para realizá-lo, fique em pé com os pés na largura dos ombros, empurre os quadris para trás, dobre os joelhos até as coxas ficarem paralelas ao chão e retorne. O aumento da amplitude pode melhorar a ação do glúteo, mas isso necessita de mais mobilidade articular e experiência com o exercício.

atividades físicas, como corrida, ciclismo e musculação. A execução de seu treino pode aumentar o desempenho esportivo e a resistência, sendo essenciais para a estabilidade do tronco e da pelve”, complementa André Felipe.

Sob a supervisão de profissionais qualificados, garantindo que a técnica esteja correta e que receba orientações personalizadas, você estará a caminho de um bumbum mais firme e tonificado.

Por Alessandra Oliveira e Redação EdiCase

  • Mais sobre: