Edicase

7 dicas para os últimos meses de preparação para o Enem

Por EdiCase

Publicado em 31/07/2025 15:33:18
Ajustar o planejamento de estudos e cuidar da saúde mental na reta final para o Enem é fundamental para alcançar o desempenho almejado (Imagem: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, marcado para os dias 9 e 16 de novembro, é considerado uma das principais portas de acesso ao ensino superior no Brasil. O momento marca uma virada decisiva na preparação de milhões de candidatos, que agora entram na reta final de estudos, revisões e simulados.

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), somente neste ano, mais de 5,5 milhões de estudantes se inscreveram para o exame, número 30% acima do observado no ano anterior e que representa o maior crescimento no total de participantes na história da prova após 2009 — ano em que passou a ter o formato atual, com 180 questões.  

Neste momento decisivo de preparação para o Enem, educadores e especialistas elencam as principais orientações e reforçam a importância de manter o foco, ajustar o planejamento e cuidar da saúde mental para alcançar o desempenho almejado. Confira!

1. Direcione um tempo importante da preparação aos conteúdos que possui mais dificuldade 

Para a consultora pedagógica da Rede Pitágoras, Cristina de Souza Silva, um ponto importante nessa reta final é justamente a organização do tempo de estudo. Para facilitar a organização da rotina, a especialista sugere a criação de uma lista com os temas mais recorrentes no Enem para cada área do conhecimento. Com base nela, o estudante pode produzir um cronograma que priorize e destine maior tempo para as disciplinas que representam um nível maior de dificuldade. “Os estudantes que conseguirem esgotar esta lista por meio de estudos e revisões terão uma vantagem na hora de realizar a prova”, ressalta. 

E, quando se trata do nível de dificuldade, a prova de Matemática costuma ser considerada uma das mais complicadas para os vestibulandos. De acordo com o autor de Matemática do Sistema de Ensino pH, Sérgio Ghiu, para alcançar uma boa pontuação nessa disciplina, o ideal é que o estudante direcione seus esforços aos conteúdos mais recorrentes, com base na análise das provas aplicadas em anos anteriores, assim como regra de três, porcentagem e funções.  

7. Controle a ansiedade nesse momento decisivo

Preparo mental é tão importante quanto conhecimento teórico no Enem e nos vestibulares, de acordo com Heleomar Gonçalves, assessor pedagógico do Líder em Mim — programa educacional que trabalha um conjunto de habilidades socioemocionais que impactam comportamentos, atitudes, modos de pensar e de sentir.   

Segundo ele, o ato de conhecer a si e compreender os próprios limites equivale à Constituição Pessoal, sendo uma base relevante para tomar decisões importantes no dia a dia. “Quando o estudante adquire esse autodomínio e a compreensão de suas limitações, ele estabelece um ponto de partida sólido para definir metas, gerenciar o tempo com mais eficácia e direcionar energia para o resultado esperado”, conclui.   

Por Rafaella Bragiotti

  • Mais sobre: