Edicase

Veja como utilizar a madeira na decoração Feng Shui

Por Edicase

Publicado em 31/07/2025 15:40:05
Para o Feng Shui, a madeira estimula a transformação e a motivação (Imagem: Followtheflow | Shutterstock)

Mais do que um material que transmite conforto e naturalidade, a madeira carrega um significado especial dentro do Feng Shui. Segundo essa sabedoria ancestral chinesa, ela simboliza o impulso vital, a renovação e o crescimento. Quando inserido de forma estratégica nos ambientes, esse elemento pode estimular transformações importantes, fortalecendo aspectos como a motivação, o equilíbrio interior e os avanços na carreira.

Como a madeira ajuda a equilibrar os ambientes no Feng Shui?

As arquitetas Belisa Mitsuse e Estefânia Gamez, especialistas em Feng Shui e sócias do BTliê Arquitetura, explicam essa metodologia ancestral promove a harmonia entre as pessoas e os espaços que elas habitam, integrando a arquitetura com os ciclos da natureza.

“Essa conexão acontece por meio da aplicação dos cinco elementos — madeira, fogo, terra, metal e água — que representam diferentes aspectos da vida e estão presentes tanto nos ambientes quanto nas nossas emoções e comportamentos”, esclarece Belisa Mitsuse.

De acordo com a arquiteta, quando esses elementos são distribuídos de forma equilibrada em um projeto, criam fluxos de energia mais saudáveis e favorecem sensações como acolhimento, vitalidade, concentração ou tranquilidade. “Assim, o Feng Shui transforma a arquitetura em um instrumento de bem-estar, respeitando a essência dos espaços e a individualidade de quem os ocupa”.

Para a arquiteta Estefânia Gamez, ao entendermos o Feng Shui como uma ferramenta, podemos compreender o que cada ambiente precisa emanar para apoiar quem vive ali. “Nesse sentido, a madeira é o elemento do movimento ascendente, do crescimento, da vida que se renova. Onde há estagnação, ela é um convite para avançar”.

O uso da madeira é recomendado em ambientes ligados a projetos e novas ideias (Imagem: UK-Studio | Shutterstock)

energia de renovação e vitalidade para o espaço. É como plantar uma semente em solo fértil: você cria condições para que a expansão aconteça”, finaliza Belisa Mitsuse.

Por Paula de Paula












  • Mais sobre: