Edicase

Veja por que alongar e aquecer antes da corrida

Por Edicase

Publicado em 07/08/2025 17:07:14
O aquecimento e o alongamento antes da corrida ajudam a evitar lesões (Imagem: Manu Reyes | Shutterstock)

A corrida de rua é uma modalidade que se popularizou entre os brasileiros nos últimos anos. Não é à toa que o número de encontros entre os praticantes da atividade tem aumentado. Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO), com apoio da agência de Relações Públicas Esporte & Negócio, divulgado no 3º Summit ABRACEO/CBAt, mais de 2,8 mil eventos de corrida de rua foram realizados no Brasil em 2024, com crescimento de 29% em relação a 2023. 

Nesse contexto, aquecer e alongar antes de iniciar a corrida é essencial para preparar o corpo de forma adequada. Por isso, o Dr. Alexandre Guedes, médico especialista em ortopedia esportiva, do tratamento da coluna e de cirurgias minimamente invasivas, explica os benefícios dessas práticas e os melhores tipos para inserir no dia a dia. Veja!

Funções do aquecimento

O aquecimento é o primeiro passo antes de iniciar qualquer atividade física vigorosa, como a corrida. Ele envolve realizar exercícios de baixa intensidade para elevar gradualmente a temperatura do corpo e preparar os sistemas musculares, cardiovasculares e respiratórios para o esforço que está prestes a acontecer.

A prática também permite o aumento da circulação sanguínea (que melhora o suprimento de oxigênio e nutrientes para os tecidos, preparando-os para o esforço físico), a melhora da flexibilidade, a ativação neuromuscular (estimula os impulsos nervosos para os músculos, tornando-os mais responsivos aos comandos do sistema nervoso central) e a preparação cardiovascular (aumenta a frequência cardíaca, preparando o coração e os vasos sanguíneos para o aumento da demanda de oxigênio e nutrientes durante a corrida).

fortalecimento muscular em sua rotina, focando não apenas as pernas, mas também o core, os glúteos e os músculos estabilizadores. Isso ajudará a melhorar a biomecânica da corrida e prevenir lesões.
  • Equilibre o treinamento: misture treinos de velocidade, de resistência, intervalados e de recuperação, visando evitar sobrecarregar o corpo e desenvolver uma base de condicionamento físico sólida.
  • Descanse e recupere: o descanso é essencial para a recuperação muscular e para a prevenção de lesões. Certifique-se de ter dias de descanso programados e considere a inclusão de atividades de recuperação, como alongamento suave, yoga e massagem.
  • Por Fábio Malvezzi e Redação Edicase

    • Mais sobre: