Edicase

7 cuidados importantes com gatos sem pelos 

Por EdiCase

Publicado em 13/08/2025 06:44:06
Gatos sem pelos exigem cuidados específicos para evitar problemas de pele (Imagem: Viachaslau Herostratos | Shutterstock)

Os gatos sem pelos, como o famoso sphynx, o donskoy e o peterbald, se destacam pela aparência exótica. Eles despertam curiosidade por não possuírem a pelagem característica dos felinos e por seu visual elegante e musculoso. No entanto, o que os torna tão diferentes também exige cuidados específicos. A ausência de pelos interfere diretamente na forma como o corpo do animal lida com a temperatura, a exposição ao ambiente e até a higiene. 

Sem a camada de pelos que protege outros gatos do frio, dos raios solares e do acúmulo de oleosidade, esses felinos ficam mais expostos a problemas de pele, ressecamentos, queimaduras solares, infecções e até alterações no metabolismo. Por isso, a seguir, confira alguns cuidados importantes! 

1. Proteja contra o frio diariamente 

Por não possuírem pelos, esses gatos perdem calor com mais facilidade e são extremamente vulneráveis a temperaturas mais baixas. Por isso, é importante manter o ambiente sempre aquecido, especialmente durante as noites e no inverno. Camas com cobertores, mantas térmicas, casinhas fechadas e até roupas específicas para gatos ajudam a preservar o calor corporal. Além disso, é importante evitar que o animal fique próximo a janelas abertas, correntes de ar ou pisos frios. 

textura ou cheiro da pele. O profissional também pode indicar exames de rotina, vacinas, controle de parasitas e produtos preventivos para manter a saúde do gato sempre em dia. 

  • Mais sobre: