Edicase

7 mitos e verdades sobre o uso de Ozempic e Mounjaro

Por Edicase

Publicado em 15/08/2025 15:31:51
Populares na internet e nos consultórios, o Ozempic e o Mounjaro devem ser usados com cautela e sempre com acompanhamento médico (Imagem: Mohammed_Al_Ali | Shutterstock)

Nos últimos meses, o uso de medicamentos como Ozempic e Mounjaro para a perda de peso ganhou popularidade nas redes sociais e consultórios médicos. Criados originalmente para o tratamento do diabetes tipo 2, os análogos de GLP-1 passaram a ser prescritos e, muitas vezes, utilizados sem acompanhamento adequado, com foco no emagrecimento.

No entanto, o fenômeno levantou uma série de dúvidas sobre segurança, eficácia e possíveis efeitos colaterais. “É importante reforçar que não se trata de medicamentos estéticos. São tratamentos sérios, indicados principalmente para pessoas com obesidade e comorbidades associadas. Quando usados de forma adequada e com orientação médica, podem trazer benefícios significativos para a saúde”, afirma Ramon Marcelino, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e membro do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês.

Com a crescente demanda, também se multiplicaram mitos e desinformações. A seguir, o médico esclarece os principais pontos sobre os medicamentos, com base em evidências científicas atualizadas. Confira! 

obesidade, o uso indiscriminado pode trazer riscos. “É fundamental que o paciente esteja sob acompanhamento médico para avaliar indicação, riscos e benefícios. A automedicação ou uso por estética sem avaliação clínica é perigoso”, alerta o especialista.

Além disso, Ramon Marcelino destaca que novos fármacos estão em desenvolvimento e devem oferecer ainda mais opções nos próximos anos. “A ciência está avançando, mas o pilar do tratamento segue o mesmo: mudanças sustentáveis no estilo de vida, com alimentação equilibrada e prática regular de atividade física. O remédio ajuda, mas não substitui o seu esforço”, enfatiza o médico.

Por Samara Meni

  • Mais sobre: