Edicase

Apoio dos pais influencia o desempenho dos filhos no Enem

Por EdiCase

Publicado em 19/08/2025 13:13:10
O apoio dos pais ajuda a reduzir a ansiedade na preparação para o exame (Imagem: fizkes | Shutterstock)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. A edição deste ano tem mais de 4,8 milhões de candidatos inscritos.

Diante da proximidade da prova, a psicóloga e coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera de Porto Alegre, Luana Mello Sobrinho, avalia que, diante de momentos de grande pressão, como a rotina de preparação e os dias que antecedem a prova, o apoio emocional por parte dos pais pode contribuir significativamente no performance dos filhos.

“O desempenho acadêmico está relacionado também ao bem-estar emocional dos jovens. Dar esse suporte familiar ajuda no sentido de auxiliar esses estudantes a gerenciar não apenas a ansiedade, mas o estresse inerente ao período. O fato de o filho saber que há alguém perto dele faz com que ele enfrente esse período de desafio com maior tranquilidade”, avalia Luana Mello Sobrinho. 

Além disso, a psicóloga ressalta que os pais podem ajudar os filhos a criar e manter uma rotina de estudos, apoiá-los na organização de horários adequados, a fim de estabelecer um equilíbrio entre disciplina e descanso.

O apoio familiar fortalece o desenvolvimento emocional

A psicóloga Luana Mello Sobrinho ressalta que os pais podem contribuir de forma prática durante a preparação para o Enem, por exemplo, auxiliando na revisão dos conteúdos.

“Essa prática frequente aumenta a retenção do conteúdo. Além disso, esse suporte ajuda no sentido de que, as provas, eventualmente, podem também gerar frustração, especialmente se o desempenho não for o esperado. O suporte dos pais nesses momentos posteriores, ajuda os filhos a aprender com os erros sem desanimar, ajustando estratégias para as próximas avaliações”, finaliza. 

Por Bianca Lodi Rieg

  • Mais sobre: