Edicase

5 estratégias que todo universitário deve saber

Por EdiCase

Publicado em 20/08/2025 11:06:24
A vida universitária é uma das fases mais intensas e transformadoras da vida adulta (Imagem: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock)

Entrar na faculdade é um marco — o início de uma das fases mais intensas e transformadoras da vida adulta. Entretanto, em meio a provas, estágios e trabalhos, muitos estudantes deixam escapar oportunidades valiosas que não estão descritas no plano de ensino, mas que podem fazer toda a diferença no futuro.

A professora Clara Fragoso, do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, apoiando-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no documento “Educação: um tesouro a descobrir”, da UNESCO, elenca cinco atitudes capazes de mudar o rumo da trajetória acadêmica, impulsionar a carreira e tornar o(a) estudante mais consciente de seu papel no mundo. Confira!

1. Desenvolva o pensamento crítico e a autonomia

A faculdade é o ambiente ideal para exercitar a escuta ativa, a argumentação e o pensamento crítico. O documento “Educação: um tesouro a descobrir”, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO, destaca a necessidade de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. “A universidade é a oportunidade de colocar esses pilares em prática e desenvolver sua capacidade argumentativa”, diz a professora Clara Fragoso.

O pensamento crítico “é essencial para incentivar o exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções. Ter a autonomia para questionar e buscar suas próprias respostas é um diferencial que será essencial em qualquer carreira e na vida”, explica.

estudante a cuidar de si de forma integral, respeitando suas individualidades e reconhecendo-se como um ser completo, com responsabilidades sobre a própria vida.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), mais de 9 milhões de brasileiros estão matriculados em cursos de graduação. No entanto, concluir o curso não deve ser o único objetivo — o verdadeiro diferencial está na forma como cada um vivencia essa jornada e nas escolhas realizadas ao longo dela.

“Estudar é mais do que tirar nota boa. É sobre amadurecer, formar opinião, construir propósitos e entender o seu lugar na sociedade. E isso ninguém te entrega pronto, você vai descobrindo com o tempo e experiência”, finaliza Clara Fragoso.

Por Bianca Lodi Rieg

  • Mais sobre: