Edicase

6 mitos e verdades sobre o consumo de ovo

Por Edicase

Publicado em 02/09/2025 16:35:08
O ovo contém nutrientes essenciais para todas as fases da vida (Imagem: Kmpzzz | Shutterstock)

O ovo se destaca como uma fonte de energia e vitalidade. Repleto de nutrientes importantes para o corpo, contribui para o fortalecimento dos músculos, o equilíbrio do metabolismo e o apoio às funções cerebrais. Fácil de preparar e de combinar com diversos pratos, é considerado um aliado valioso para uma alimentação equilibrada e saborosa.

“O ovo é um dos alimentos mais completos que temos à disposição. Ele fornece proteína de alto valor biológico, vitaminas essenciais, minerais importantes e antioxidantes que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Além disso, é acessível, versátil e pode ser incluído em diferentes preparações. O grande desafio ainda é combater os mitos antigos e reforçar, com base em ciência, que seu consumo moderado é benéfico e seguro”, explica Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil.

ovos (≥7 ovos/semana) e não encontrou relação significativa com lipídios sanguíneos, mortalidade ou eventos cardiovasculares maiores. Os autores concluíram que o consumo moderado de ovos (1 por dia) é seguro e não aumenta o risco de doenças cardiovasculares ou morte.

Para aproveitar ao máximo os benefícios, a recomendação é variar o cardápio e priorizar métodos de preparo mais saudáveis. Combinado a vegetais, grãos integrais e gorduras boas, o ovo se torna um aliado poderoso da saúde e do bem-estar.

Por João Pedro Costa

  • Mais sobre: