Edicase

Veja cuidados a se ter com os cachorros sem raça definida

Por EdiCase

Publicado em 04/09/2025 06:36:11
O cachorro ?fiapo de manga? é reconhecido pelos pelos arrepiados que viraram marca registrada (Imagem: Reddogs | Shutterstock)

Celebrado em 26 de agosto, o Dia do Cão ressalta a importância dos pets como parte das famílias. Nessa data, ganham destaque também os sem raça definida, que são os xodós dos brasileiros. Entre eles, o tradicional caramelo, sempre lembrado pela doçura e companheirismo, e o divertido “fiapo de manga”, reconhecido pelos pelos arrepiados que viraram marca registrada, simbolizam afeto e parceria.

Apesar da fama de resistentes, os SRDs precisam de atenção integral para viver com saúde. Vacinação em dia, alimentação equilibrada, passeios regulares e um ambiente seguro garantem bem-estar e fortalecem o vínculo entre cão e tutor. Para adotar ou cuidar de forma responsável, é essencial estar atento às necessidades específicas desses amigos. Dessa forma, veja cuidados a se ter com os cachorros sem raça definida.

SRDs são preferência nos lares brasileiros

Símbolos de afeto e companheirismo, os pets Sem Raça Definida (SRDs) são a preferência nos lares brasileiros, segundo o PetCenso 2025, estudo realizado pela PetLove, que aponta as raças mais comuns no Brasil. Entre os cães, por exemplo, eles representam 26% do total. A pesquisa apontou que, desde 2016, cães e gatos sem raça definida são maioria nos lares brasileiros.

O dado reforça o que, quem convive com esses animais, já sabe: eles são os novos queridinhos das famílias, ocupando um lugar de destaque nos lares e no coração dos brasileiros. E, recentemente, os caramelos com pelagem longa e arrepiada ganharam o apelido que logo se espalhou pelas redes: fiapo de manga.

O vira-lata caramelo é um pet que se adapta bem a diferentes ambientes e estilos de vida (Imagem: Higor Miranda | Shutterstock)

família“.

Por Roberta Muller

  • Mais sobre: