Edicase

10 livros para ensinar crianças a lidarem com as emoções

Por Edicase

Publicado em 07/09/2025 17:20:26
Os livros ajudam as crianças a compreenderem suas emoções e a encontrarem maneiras de se expressar (Imagem: AYO Production | Shutterstock)

Falar sobre saúde mental na infância ainda é um desafio, mas também uma necessidade urgente. No contexto do Setembro Amarelo — movimento que desde 2013 amplia a conscientização sobre a valorização da vida —, abre-se espaço para incluir as crianças nessa conversa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 8% das crianças de 5 a 9 anos já convivem com alguma condição psicológica; e metade dos transtornos diagnosticados em adultos têm início antes dos 14 anos, reforçando a importância de oferecer acolhimento desde cedo. Nesse cenário, a literatura surge como uma aliada de pais e educadores: além de entreter, ajuda as crianças a nomearem sentimentos, elaborarem desafios internos e desenvolverem empatia.

Para fortalecer vínculos afetivos e estimular o diálogo, selecionamos 10 livros dos selos para infâncias da Companhia das Letras que exploram temas como medo, solidão, amizade, preconceito, tristeza e aceitação, oferecendo caminhos delicados e inspiradores para que os pequenos aprendam a lidar com suas emoções.

1. A rainha da torre

“A rainha da torre” aborda os medos que aprisionam e a força do afeto para superá-los (Imagem: Reprodução digital | Companhia das Letrinhas)

Era uma vez uma mãe aprisionada em uma torre. Ninguém sabia ao certo como ela foi parar lá, envolta por medos tão profundos que acabaram se transformando em correntes que a mantinham trancada, triste e distante. Mas havia alguém que sabia como resgatá-la: a criança que ela mais amava. Nessa jornada, os livros tornaram-se os principais aliados da criança para alcançar o coração dessa mãe e acolhê-la com todos os seus temores. O livro, indicado para leitores a partir de 4 anos, é de Kari de la Vega e Fátima Ordinola, tem 48 páginas e tradução de Livia Deorsola.

amizade, gentileza e aceitação, que aborda com suavidade doença e sofrimento de uma forma que as crianças possam entender e se sintam inspiradas a apoiar outras pessoas quando enfrentam tempos difíceis. Com autoria de Jarvis, o livro tem 40 páginas, tradução de Julia Bussius e é indicado para leitores a partir de 4 anos.

Por Mariany Bittencourt

  • Mais sobre: