Edicase

Veja como decidir entre reformar ou demolir uma casa 

Por Edicase

Publicado em 07/09/2025 18:59:47
É necessário pensar com cuidado antes de reformar ou demolir uma casa (Projeto: Atelier Paulo Tripoloni | Imagem: Adriano Escanhuela)

Reformar ou demolir uma casa é uma decisão que vai muito além do gosto pessoal: envolve avaliação estrutural, análise de custos, impacto no valor do imóvel e até questões emocionais. Enquanto a reforma pode preservar características originais e trazer novas funcionalidades ao espaço, a demolição abre caminho para um projeto totalmente novo, adaptado às necessidades atuais. 

No entanto, o arquiteto Paulo Tripoloni, à frente do atelier que leva seu nome, reforça que cada caso exige uma análise minuciosa. “É natural que as pessoas pensem que reformar sempre será mais barato do que demolir. Mas, em muitas situações, quando falamos de casa, reforçar uma estrutura antiga sai mais caro e menos eficiente do que começar do zero. A demolição, quando bem planejada, deve ser entendida como uma etapa de reconstrução, nunca como destruição sem propósito”, diz. Em razão disso, o profissional trata dos aspectos de ambas as decisões.

adaptações desejadas e que imprevistos podem alongar o cronograma. Já a demolição, apesar de soar radical, não é um bicho de sete cabeças e, em muitos casos, pode simplificar o processo.

“Jamais tome decisões precipitadas. A pressa em começar pode levar a erros caros e a frustrações. Avaliar com calma, planejar bem e considerar todos os fatores técnicos, financeiros, ambientais e estéticos é o caminho para que a obra seja um sucesso e realmente atenda às necessidades de quem vai morar ali”, conclui o arquiteto Paulo Tripoloni.

Por Emilie Guimarães

  • Mais sobre: