Veja como a castração ajuda a prevenir o câncer de mama em gatas
Por EdiCase
Publicado em 01/11/2025 15:36:30O câncer de mama também é uma realidade preocupante no universo pet — especialmente entre as gatas não castradas. Por isso, durante o Outubro Rosa, além de reforçar os cuidados com a saúde das mulheres, é importante lembrar que a prevenção também faz toda a diferença na vida dos animais de estimação. A castração, quando realizada no momento certo e sob orientação veterinária, é uma das principais medidas para reduzir o risco da doença e garantir mais qualidade de vida às felinas.
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, cerca de 30% das gatas podem desenvolver tumores mamários ao longo da vida — e, na maioria dos casos, eles são malignos e exigem tratamento cirúrgico. Em machos, a doença é mais rara, mas também pode ocorrer.
A médica-veterinária Mayara Andrade, da Biofresh — marca Super Premium Natural da BRF Pet —, explica que existe uma relação entre a atividade hormonal e a crescente incidência dessa doença em gatas.
“Quando realizada no período correto, de acordo com a orientação do médico-veterinário, de maneira que não atrapalhe o desenvolvimento do trato genito-urinário, a castração diminui de forma significativa os estímulos hormonais que favorecem o crescimento das células tumorais mamárias. É uma medida preventiva simples, segura e muito eficaz”, destaca.
veterinário o quanto antes.
“Mesmo com os avanços da medicina veterinária, o câncer de mama pode não ter cura ou migrar para outros órgãos. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo os maiores aliados dos pets na luta contra essa doença”, finaliza Mayara Andrade.
Por Roberta Muller