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Veja como fazer um bom texto dissertativo-argumentativo no Enem

Por EdiCase

Publicado em 02/11/2025 17:53:46
O Enem exige a escrita de um texto dissertativo-argumentativo (Imagem: Ground Picture | Shutterstock)

Apesar dos esforços por parte dos professores e dos avanços percebidos nas escolas, ainda existem receios quando se trata de produzir um texto, seja em situações cotidianas, como um simples e-mail, ou ao encarar o “monstro” chamado redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para diminuir o nervosismo, a seguir, veja os elementos necessários para estruturar uma redação e como aplicá-los de forma eficiente, com exemplo prático, para que você possa se preparar e enfrentar esse desafio com mais confiança.

Texto dissertativo-argumentativo

Para se sair bem no texto dissertativo-argumentativo, o autor tem de fazer uso de argumentos sólidos para defender o seu ponto de vista a respeito do tema solicitado.

Estrutura

  • Introdução: parte em que há a apresentação do tema ao leitor, com as abordagens que serão feitas no decorrer do texto. Em um texto de 30 linhas, deve ter de 5 a 6 linhas;
  • Desenvolvimento: o autor usará argumentos sólidos para desenvolver as ideias lançadas na introdução, expressando o seu ponto de vista. Lembrando que não há como escrever sobre algo que não conhecemos. Portanto, a leitura é imprescindível para o desenvolvimento da argumentação. Sem ela, corre-se o risco de escrever, escrever, e não dizer nada ou apenas reproduzir o que se ouve. Em um texto de 30 linhas, deve ter em torno de 18 linhas;
  • Conclusão: hora de apresentar as soluções para o problema exposto no texto. Para isso, o autor precisa responder às seguintes questões: “o que fazer?”, “como fazer?”, “quem vai fazer?” e “com qual objetivo?”, não necessariamente nessa ordem.

Não basta conhecer a estrutura de um texto. Saber os elementos necessários para que ele tenha qualidade também se faz necessário.

  • Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
    Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
    Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
  • Encerramos aqui nossas dicas e desejamos que elas tenham contribuído para a tão sonhada nota mil. Estudem, leiam, pratiquem a escrita, entendam as competências avaliadas e os eixos temáticos. Todo o esforço será recompensado quando estiver fazendo a matrícula no curso desejado e na universidade dos sonhos.

    Por Cida Simka

    Professora, escritora e licenciada em Letras. Entre os livros lançados por ela, está “Prática de Escrita. Atividades para pensar e escrever”.

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