Edicase

5 curiosidades sobre os peixes ornamentais

Por EdiCase

Publicado em 03/11/2025 06:35:46
Os peixes ornamentais estão entre os animais de estimação mais populares entre os brasileiros (Imagem: dien | Shutterstock)

A paixão dos brasileiros por animais de estimação é inquestionável, especialmente quando se trata de peixes ornamentais. Conhecida como aquarismo, a criação desses bichinhos é tão popular no país que, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11 milhões de pessoas mantêm aquários em casa.

Um dos fatores para esse fenômeno, segundo a médica-veterinária Tatiane Aranha, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, é a combinação de beleza, aprendizado prático e baixo esforço de manutenção. Ela explica que, mesmo precisando de cuidados específicos, um aquário bem equilibrado demanda menos trabalho do tutor que um cão ou gato.

“Um peixe bem cuidado pode viver muitos anos, alguns até mais de dez, além de que com cuidados adequados, eles exibem comportamento natural e se desenvolvem de forma mais saudável, com cores mais vivas”, acrescenta.

Além disso, é uma experiência enriquecedora para adultos e crianças. “Ter peixes ornamentais pode ser uma ótima forma de aprender sobre ecossistemas, química da água e biologia. Para crianças, é uma introdução à responsabilidade e ao cuidado com seres vivos”, diz a veterinária.

Origem do aquarismo

Os egípcios antigos podem ser considerados os pais do aquarismo. Para estudar o nado e o comportamento dos peixes, e assim prever cheias ou secas no Rio Nilo, esse povo construía uma espécie de tanque de argila e vidro e, assim, foi criada a base para os aquários modernos.

Com o passar do tempo, a prática se desenvolveu na China e no Japão, chegando depois à Europa, e o aquarismo virou um hobby, sendo espalhado pelo mundo. Os amantes dos peixes passaram a realizar o cruzamento de espécies para chegar às diversas cores e formas dos peixes ornamentais que vemos hoje.

5. Peixes sentem frio

Os peixes são animais ectotérmicos, cuja regulação da temperatura do corpo depende de fontes externas, como a luz do sol ou superfícies quentes. Dependendo da espécie envolvida, os aquários precisam ter fontes térmicas. Expostos a temperaturas baixas, o metabolismo desses animais pode desacelerar, reduzindo até o apetite dos bichinhos.

Por Camila Souza Crepaldi

  • Mais sobre: