Edicase

6 passos para planejar o cuidado com o idoso

Por Edicase

Publicado em 16/11/2025 17:45:20
Planejar e antecipar decisões garante qualidade de vida e autonomia aos idosos (Imagem: Ground Picture | Shutterstock)

O Brasil vive um processo acelerado de envelhecimento populacional, que exige novas formas de pensar o cuidado e a convivência entre gerações. O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira, evidencia a necessidade de refletir sobre como o país se organiza para essa realidade. Antecipar decisões e planejar o futuro é fundamental para preservar a dignidade, a autonomia e o bem-estar de todos os envolvidos.

Segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2050, 37,8% da população brasileira terá 60 anos ou mais. No entanto, o cuidado com o idoso ainda é marcado pela improvisação: adaptações tardias da casa, ausência de rede de apoio e cuidadores sobrecarregados. “Muitas famílias só se veem diante da necessidade de cuidado quando esta já se transforma em emergência”, afirma o geriatra Felipe Vecchi, diretor médico e operacional dos residenciais Cora e Vivace, da BSL Saúde.

Nesses casos, tarefas, decisões e responsabilidades chegam todas ao mesmo tempo: Quem cuidará? Onde o idoso ficará? Como serão financiadas as adaptações da casa e o acompanhamento diário? “Essa cascata, do primeiro sinal à dependência iminente, faz com que o cuidado, em muitos lares, não seja resultado de escolha consciente, mas de resposta urgente”, destaca o médico.

famílias, profissionais e instituições se unem em torno desse propósito, o envelhecer deixa de ser sinônimo de vulnerabilidade e se transforma em capítulo de vida plena, respeitada e assistida”, finaliza Felipe Vecchi.

Por Andressa Marques

  • Mais sobre: